Clã Dämmerung
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Clã Dämmerung

Perfect World BR - servidor Arcadia
 
InícioInício  PortalPortal  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Cinco elementos

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Nozgoth
Major
Nozgoth


Masculino Escorpião Cachorro
Mensagens : 186
Raça : Alados
Classe : Sacerdote(isa)
Alinhamento : Neutro

Cinco elementos Empty
MensagemAssunto: Cinco elementos   Cinco elementos EmptyQua maio 06, 2009 6:31 pm

O Ashlar tinha comentado sobre os cinco elementos chineses (terra, fogo, água, madeira e metal), e que a roda/pentagrama do elementos refere-se perfeitamente ao ciclo de magias do PW, mostrando quais elementos são fortes ou fracos em relação aos outros.

Cinco elementos 528pxfiveelementscycleb

Aqui vão mais alguns dados sobre a teoria chinesa dos cinco elementos:

O conceito dos Cinco Elementos, também chamado Cinco Energias ou Cinco Movimentos é utilizado em todas as filosofias chinesas, na Medicina Tradicional Chinesa, na poesia, na pintura, na guerra e no Feng Shui, para citar apenas algumas. Eles devem ser entendidos não apenas como simples elementos da natureza, mas sim, como ciclos inteiros onde certas características predominam e controlam um novo ciclo.

A doutrina dos Cinco Elementos é popularmente suposta a ter sido primeiramente exposta por Tsou Yen entre 350 e 270 a.C. Entretanto, recentes estudos indicam que esse fato não é verdadeiro, pois esse sistema é evidente nas mais primitivas formas da adivinhação Chinesa. Seja como for, existem dois ciclos principais: o ciclo construtivo e o destrutivo. Embora algumas pessoas pensem que existem apenas estes dois ciclos, não devemos esquecer que no relacionamento dos Cinco Elementos, existem 36 ciclos.

No Ciclo Construtivo temos a seguinte geração dos elementos:

Madeira queima, produzindo Fogo, de cujas cinzas se forma a Terra, e dentro dela se condensa o Metal que expulsa de si a Água, da qual brota Madeira. Ou seja: Madeira nutre Fogo, que gera Terra, que engendra Metal, que gera Água, que nutre Madeira.


No Ciclo Destrutivo, cada elementos "destrói" um outro:

A água apaga o Fogo, que funde o Metal, e Metal corta a Madeira, que esgota a Terra, e Terra absorve a Água. Significa que Madeira controla a Terra, Terra controla Água, Água controla Fogo, Fogo controla Metal, Metal controla Madeira.


Os nomes utilizados, ciclos construtivos e destrutivos, não devem ser entendidos em seu significado literal. O termo foi mantido aqui, pelo fato de ser conhecido atualmente por esses termos. Ciclo destrutivo não indica qualquer espécie de destruição.

Existem várias maneiras pelas quais cada elemento gera ou destrói o outro. Por exemplo, Terra destrói Água. Ou seja, Terra absorve a Água destruindo-a. Mas se você jogar Terra na Água, ela irá se sujar. E a Terra represa a Água. Estas são terminologias usadas para demonstrar os ciclos. Naturalmente, existem várias utilizadas, sendo que o importante é o entendimento dos ciclos.

Nas bases dos dois princípios fundamentais, dois secundários, porém complexos, são derivados:

• princípio de controle
• princípio de dissolução.

Madeira destrói Terra. Metal controla Madeira. Fogo dissolve Madeira
Metal destrói Madeira. Fogo controla Metal. Água dissolve Metal
Fogo destrói Metal. Água controla Fogo. Terra dissolve Fogo
Água destrói Fogo. Terra controla Água. Madeira dissolve Água
Terra destrói Água. Madeira controla Terra. Metal dissolve Terra

Em adição a estes princípios, existe um terceiro, conhecido como ordem "disfarçada". São as seguintes:

Fogo disfarça Madeira
Água disfarça Metal
Terra disfarça Fogo
Madeira disfarça Água
Metal disfarça Terra

Ordem de Origem: Água, Fogo, Madeira, Metal, Terra
Ordem de Produção: Madeira, Fogo, Terra, Metal, Água
Ordem de Destruição: Madeira, Terra, Água, Fogo, Metal
Ordem "Moderna": Metal, Madeira, Água, Fogo, Terra

Existe também o Ciclo da Mitigação:

Água mitiga o conflito de Metal com Madeira
Madeira mitiga o conflito Água com Fogo
Fogo mitiga o conflito Madeira com Terra
Terra mitiga o conflito Fogo com Metal
Metal mitiga o conflito Terra com Água

O conceito dos 5 elementos é extensivamente utilizado na prática do Feng Shui.

Fonte: http://www.chinaonline.com.br/antigo/fengshui/cinco_elementos.asp

E mais:

Os cinco elementos e Tendências
De acordo com a filosofia oriental, todo o universo é composto de cinco elementos: o fogo, a terra, a madeira, o metal e a água.

Apesar de nem sempre perceptíveis, os cinco elementos têm um papel fundamental na nossa vida cotidiana. Nossas emoções, nossa saúde, nossa alimentação e até nossa vida espiritual resultam sempre da interação dessas cinco forças da natureza.

Segundo esta antiga sabedoria oriental, a harmonia entre as energias manifesta-se da seguinte maneira: a madeira serve de alimento para o fogo, que quando se apaga transforma-se em cinzas que farão parte da terra, na qual os metais e outros minerais são formados. Por sua vez, quando liquefeitos, os metais transformam-se em água, que serve de alimento para os vegetais que nos fornecem a madeira, Assim, cada um dos elementos tem sua função específica com relação ao outro.

Da mesma forma como podem contribuir para a sua existência, os elementos também podem opor-se uns aos outros: o metal abate a madeira; a madeira penetra a terra; a terra controla o fluxo da água; a água extingue o fogo, que, por sua vez, derrete o metal.

Podemos assim observar que não há supremacia entre os cinco elementos da natureza. Esse mesmo inter-relacionamento existe no corpo humano, onde cada um dos órgãos mais importantes corresponde a um dos elementos:

METAL - pulmões
FOGO - coração
MADEIRA - fígado
ÁGUA - rins
TERRA - baço e pâncreas

A tradicional medicina chinesa utiliza-se dessa correspondência órgão/elemento e procura equilibrar as correntes de energia vital que fluem através do corpo humano, a fim de que o homem possa restaurar sua saúde e mantê-la em equilíbrio.

Também cada ano é regido por um dos cinco elementos. Na astrologia chinesa, as pessoas nascidas num determinado ano terão as mesmas características do elemento regente, que serão manifestadas através das tendências do seu signo animal. Assim, uma pessoa nascida no ano de 1937, regido pelo elemento fogo, possui uma natureza fogosa que é exteriorizada de acordo com as características do signo lunar de Búfalo.

Tendências das pessoas de cada elemento

Elemento Fogo
As pessoas nascidas nos anos dominados pelo elemento Fogo são, na maior parte das vezes, caracterizadas por um extraordinário entusiasmo, por uma imensa autoconfiança e, acima de tudo, por uma inacreditável reserva de energia empreendedora. Necessitam de muita liberdade de ação para que possam direcionar suas poderosas forças de forma construtiva.

São essencialmente movidas por emoções e idéias e detestam ser contestadas pelo uso da razão e do bom senso. No seu aspecto mais negativo, tendem a ser criaturas exageradamente auto-centradas e egoístas. Raramente são mal-intencionadas, mas a falta de autocontrole pode levá-las a causar danos às pessoas mais sensíveis ou vulneráveis.

Dinâmicas e impacientes, fazem o possível e o impossível para que seus planos pioneiros dêem certo, e não medem esforços para que seus desejos sejam satisfeitos.

No seu aspecto mais positivo, essas pessoas transmitem alegria de viver e energia luminosa a todos à sua volta, o que acaba fazendo com que sejam sempre o centro das atenções. Caso não se envaideçam, com isso, são capazes de ajudar muito àqueles que necessitam de motivações exteriores. Em geral, os nativos do elemento Fogo possuem um incontestável poder de cura, principalmente quando aprendem a valorizar a vida alheia assim como valorizam a própria, e quando desenvolvem, pela maturidade, a compreensão e a paciência tão necessária no relacionamento cotidiano.

Elemento Terra
O elemento Terra confere às pessoas uma personalidade bastante firme e constante. São pessoas capazes de planejar, organizar e administrar, com muita eficiência, todas as áreas que lhe tragam segurança afetiva e material.

Tanto os assuntos de dinheiro como aqueles relacionados com a família e com as próprias raízes são tratados com inigualável prudência e bom senso pelos nativos de Terra. A exemplo da Água, a Terra é de natureza passiva. Mas nem por isso mais frágil e delicada. Pelo contrário, ela dá as pessoas sob sua influência uma rara persistência e capacidade de ação.

Baseando-se mais nos "fatos" e nas "formas", essas pessoas são capazes de desenvolver uma incrível autodisciplina, usada na luta por seus objetivos, que, aliás, são de natureza prática e concreta.

Sérios,cautelosos e um tanto convencionais, os nativos dos anos de Terra, sentem-se seriamente ameaçados pelas mudanças, sejam elas em nível físico, intelectual ou social. Preferem viver dentro de uma rotina programada, onde tudo possa ser previamente analisado e controlado. Essa tendência resulta num dos traços mais negativos desse elemento: a falta de imaginação e de espontaneidade.

Quando aprendem a abrir-se para realidades menos concretas e cotidianas e quando valorizam os aspectos mais sentimentais e afetivos da vida, estes indivíduos desenvolvem um extraordinário espírito cooperativista e uma profunda percepção das necessidades básicas das pessoas à sua volta. Tornam-se, assim, criaturas inquestionavelmente amigas e confiáveis.

Elemento Madeira
Com elevado senso moral e de ética, as pessoas nascidas nos anos de Madeira têm facilidade em unir, de modo justo e sensato, as forças das outras pessoas em direção a um objetivo comum. Por essa razão, são em geral queridas e admiradas. Possuem uma habilidade toda própria de expandir-se em várias áreas ao mesmo tempo. Graças à sua personalidade executiva e organizada, são capazes de se dedicar às mais diversificadas atividades.

Em geral, as chances de serem bem-sucedidos são grandes, pois, além de generosos e humanitárias, são pessoas expansivas, com tendência ao pioneirismo e ao inusitado. Apreciam tudo o que estiver relacionado com a renovação e o progresso. Diplomatas por natureza, são capazes de compreender e valorizar os esforços das outras pessoas, desde que estejam voltados para um bem comum e que tragam vantagens materiais a todos. Isto faz com que possam realizar projetos sociais e científicos de grande vulto.

A grande dificuldade encontrada pelas pessoas com características do elemento Madeira reside no fato de que nem sempre conseguem direcionar seus objetivos de forma constante e precisa. Tendem à expansão exagerada, esquecendo-se de pequenos detalhes práticos, o que acaba impedindo a realização final dos seus projetos iniciais.

Otimistas por natureza, não hesitam em superar os fracassos e em começar tudo de novo. Talvez até com mais entusiasmo do que antes.

Elemento Metal
as pessoas nascidas nos anos dominados pelo elemento Metal possuem uma personalidade vigorosa e audaz. Seus fortes sentimentos fazem com que vivam várias experiências e aventuras. São criaturas empreendedoras, que não medem esforços para atingir seus objetivos. Exageradamente obstinadas, raramente admitem estar erradas. Detestam mudar de opinião, mesmo quando intimamente reconhecem não estar com a razão.

Senhora de seus destinos, gostam de lutar por sua independência. Mesmo os mais intricados problemas são resolvidos de forma pessoal e, muitas vezes, incrivelmente criativa. São pessoas que seguem seu próprio caminho em direção aos seus próprios objetivos e da sua própria maneira.

Possuem um entusiasmo inabalável e nunca se dão por vencidas. Não hesitam em seduzir as pessoas para que suas metas sejam alcançadas. Seu otimismo e coragem não raro causam transformações muito positivas nas pessoas que com elas convivem.

O amor pelo conforto, pelo luxo e pelo poder, motiva-as ainda mais na conquista de sua independência, e não se importam muito em fazer pequenos sacrifícios e economias iniciais.

Elemento Água
As pessoas nascidas nos anos regidos pela Água são dotadas de profunda sensibilidade e de uma extraordinária comunicabilidade. Altamente perceptivas, amoldam suas idéias e palavras às necessidades do momento. Com simpatia e estímulo, conseguem persuadir os outros e satisfazerem seus próprios desejos.

Do mesmo modo como podem ser sensíveis de forma simpática e positiva, podem também ser exageradamente vulneráveis. Neste caso, são muito influenciáveis e magoam-se com tal facilidade que acabam transformando-se em criaturas instáveis, inconstantes e inseguras. Todavia, esta predisposição não é sinal de fraqueza. Possuem, mesmo assim, força e capacidade de penetração. Segundo um ditado chinês: "A água conquista pela docilidade; nunca ataca mas acaba sempre vencendo todas as batalhas".

Detestam as brigas e os ambientes onde reine a desarmonia. Procuram conciliar suas emoções internas ao meio ambiente. Por isso preferem a companhia de pessoas calmas, que transmitam uma sensação de confiança e proteção.

Em geral, os devaneios ocupam grande parte do seu tempo, o que impede a realização prática de seus objetivos. Essa tendência, no final, resulta em frustrações, pois as pessoas deste elemento sentem uma forte necessidade de segurança afetiva e material, que, quando não é satisfeita, causa desequilíbrios e tempestades emocionais.

Fonte: http://www.crencasecrendices.hpg.ig.com.br/os_cinco_elementos.htm


Última edição por Nozgoth em Qua maio 06, 2009 11:26 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://dammerung.forumeiros.com
Ashlar
Major
Ashlar


Masculino Libra Cobra
Mensagens : 624
Raça : Alados
Classe : Sacerdote(isa)
Alinhamento : Neutro

Cinco elementos Empty
MensagemAssunto: Re: Cinco elementos   Cinco elementos EmptyQua maio 06, 2009 10:44 pm

Ótimo post Nozgoth^^

Conhecia algumas das equivalências que vc mostrou, mas não com esse nível. Muito bom mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
Nozgoth
Major
Nozgoth


Masculino Escorpião Cachorro
Mensagens : 186
Raça : Alados
Classe : Sacerdote(isa)
Alinhamento : Neutro

Cinco elementos Empty
MensagemAssunto: Re: Cinco elementos   Cinco elementos EmptyQua maio 06, 2009 11:34 pm

Obrigado Ash, e olha que tinha mais coisa, como referência dos elementos com o horóscopo chinês.
Ir para o topo Ir para baixo
https://dammerung.forumeiros.com
Ashlar
Major
Ashlar


Masculino Libra Cobra
Mensagens : 624
Raça : Alados
Classe : Sacerdote(isa)
Alinhamento : Neutro

Cinco elementos Empty
MensagemAssunto: Re: Cinco elementos   Cinco elementos EmptyQui maio 07, 2009 8:13 am

Sim, há uma enorme ligação com o zodíaco. Os elementos são fixos para cada signo. Por exemplo, sou serpente e portanto fogo.

Só para constar, no horóscopo chinês há ainda o signo interior, aquilo q motiva a pessoa (sou cachorro/metal) e o secreto, seu verdadeiro eu (cachorro/metal no meu caso =P).

Bom, aqui vai a lista da correlação entre signo e elemento:

Porco/Água
Rato/Água
Búfalo/Água
Tigre/Madeira
Coelho/Madeira
Dragão/Madeira
Serpente/Fogo
Cavalo/Fogo
Carneiro/Fogo
Macaco/ Metal
Galo/Metal
Cachorro/Metal
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cinco elementos Empty
MensagemAssunto: Re: Cinco elementos   Cinco elementos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cinco elementos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» A Espada dos Cinco Elementos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Clã Dämmerung :: Público :: Enredo-
Ir para: